Pastor em Cuba é preso por visitar famílias cristãs
- 30/07/2025
O pastor Maikel Pupo Velázquez, membro da Aliança Cristã de Cuba (ACC), foi preso por 14 horas em 9 de julho após visitar Marta Perdomo, mãe dos jovens cristãos Jorge e Nadir Martín Perdomo, presos por participarem dos protestos pacíficos de 2021. Ele havia levado remédios para a neta de Marta e oferecido apoio pastoral à família. A detenção, embora breve, o deixou abalado e parece ter sido motivada por seu gesto de solidariedade.
A situação dos irmãos Perdomo segue preocupante. Jorge cumpre pena de oito anos e Nadir, de seis, sob acusações como “desordem pública” e “desacato”. Jorge tem enfrentado maus-tratos, isolamento e condições insalubres por se recusar a realizar trabalho forçado na prisão. A mãe dos jovens também vem sofrendo perseguição. Autoridades cubanas a proibiram de frequentar cultos, e alguns pastores estão sendo pressionados a negar sua entrada nas igrejas para evitar retaliações.
Segundo a Portas Abertas, com o aniversário dos protestos de 11 de julho de 2021, aumentaram as ações repressivas do governo. Igrejas estão sob vigilância, e líderes religiosos estão sendo ameaçados por falarem sobre liberdade e justiça. Segundo a organização Portas Abertas, esses casos mostram a violação de direitos básicos em Cuba, como a liberdade religiosa e de expressão.
A entidade pede orações pelos cristãos perseguidos no país e incentiva o apoio à formação de líderes religiosos na América Latina.
O post Pastor em Cuba é preso por visitar famílias cristãs apareceu primeiro em NT Gospel.